img not found

Metaverso: o que é e como surgiu

O que é o Metaverso?

Os metaversos são uma mistura de universos virtuais e realidade aumentada, ou seja, simulam realidades alternativas ou reais, através de recursos tecnológicos. Por ser online, se faz necessário uma boa conexão de internet para acessá-lo e também alguns equipamentos (como um console, um PC ou um óculos de realidade virtual).

Nesses metaversos os usuários podem conviver através de seus avatares e realizar diversas atividades como: trabalhar, comprar coisas, conversar com outros players etc.

Como funciona o Metaverso

Os metaversos funcionam normalmente de maneira independente, ou seja, o que você faz em um desses universos não implica em outro. Nesses metaversos os usuários podem conviver através de seus avatares e realizar diversas atividades reais como: trabalhar, comprar coisas, conversar com outros players etc. E também, em algumas vezes, fazer coisas irreais como: possuir superpoderes, lutar contra criaturas extraordinárias, viajar no tempo etc.

Quando surgiu o Metaverso

O termo Metaverso surgiu no livro de “Snow Crash”, datado no ano de 1992, onde um entregador de pizza cria um mundo virtual onde é um samurai.  Porém, só existia dentro do universo do livro. Só com o avanço da tecnologia foi possível que o metaverso surgisse também no mundo real. O setor de games foi o primeiro a utilizar o conceito de maneira efetiva e até hoje o que mais utiliza, uma das primeiras tentativas foi no ano de 2003, com a Liden Lab e seu jogo Second Life.

Implicações no mundo real

Como mencionado anteriormente, a maior utilizadora dos metaversos são as indústrias dos games, para fins de entretenimento porém, cada vez mais esses universos virtuais vêm sendo almejados ou utilizados para outras funções como:

● Trabalho: Facebook e a Microsoft esperam logo menos poder fazer reuniões através de um metaverso proprio para isso

● Educação: é visado também que futuramente aulas poderão ser ministradas via metaverso, além de outros recursos auxiliares que proporcionaram aprendizado.

● Economia e Arte: atualmente, existem metaversos que permitem que o usuário adquira obras de arte, enquanto está imerso nele, são os famosos NFT´s. Mas além dessa função artística, os NFT´s também poder ser jogos no qual o usuário ganha dinheiro real jogando

A Bloomberg Intelligence fez pesquisa e obteve o resultado de que no ano 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no Metaverso, seja para trabalho, compras, educação, social ou entretenimento. Ou seja, cada vez mais real dentro do cotidiano.