img not found

Vídeo Games: Conheça A História, Popularização E Os 8 Principais Benefícios

Os jogos eletrônicos mais antigos foram desenvolvidos como uma consequência das pesquisas da computação em áreas como a inteligência artificial e limitou-se a testes e demonstrações de teorias relacionadas a áreas como a interação humano- computador e auxílio em aprendizagem através de jogos educativos

Devido a falta de registro de vários desses experimentos, não é possível determinar qual o primeiro jogo eletrônico criado. Alguns dos primeiros jogos que se tem conhecimento são: Nimrod (1951), OXO (1952) e o Hutspiel (1955).

Porém, a popularização dos videogames veio entre as décadas de 70 e 80 (quase 20 anos depois), com o surgimento dos “arcades”(que ficavam localizados normalmente nos fliperamas). O primeiro jogo de arcade foi Galaxy Game, feito pela Stanford University e dois meses depois é lançado o Computer Space, o primeiro jogo de arcade destinado ao comércio.

No mais, com o surgimento dos consoles de mesa (plataformas no qual as pessoas poderiam jogar sem sair da frente da TV de casa) a ascensão dos videogames prosseguiu. Primeiramente com consoles como: Atari(Atari Inc, EUA, 1977) e Super Nintendo Entertainment, System(Nintendo Entertainment System ,Japão, 1990). Em seguida, na era dos 64 bits, a SONY inovou com uso de CD-ROM nos seus consoles:o Playstation e, futuramente, o Playstation 2 (KUTAGARI, Ken. Sony Interactive Entertainment,Japão,1994). Esse último possui uma grande inovação: o suporte para internet via cabo de rede, que posteriormente se tornou fundamental para a 7ª,8ª,9ª de videogames, que focam na imersão e na jogabilidade, são nestas gerações onde surgem os modos multiplayers as experiências de realidade aumentada, criação de avatares de personificação e customização, ranqueamentos online entre outra features. Portanto, infere-se a necessidade de uma internet de qualidade, evoluída, para usufruir o máximo disponível nos jogos.

Atualmente, os videogames estão consolidados. Segundo a DFC Intelligence, cerca de 3,1 bilhões de pessoas no mundo são gamers. No Brasil, os números de usuários também são grandes e vem crescendo exponencialmente: cerca de 160 milhões de brasileiros (74,5% da população do país) dizem jogar jogos eletrônicos.

Benefícios dos videogames

De modo geral, podemos definir os videogames como um tipo de jogo baseado na interação do indivíduo (jogador) com uma máquina, através de um comando, seja em um console, no computador, telefones ou outro tipo de tecnologia. Os jogos apresentam, em regra geral, obstáculos que o jogador deve superar em diferentes provas a fim de alcançar o objetivo almejado.

Durante os anos, os games muitas vezes foram vistos como prejudiciais para as pessoas. Jogos como: Call of Duty, Grand theft auto (GTA), Counter Strike (CS) etc eram taxados como influenciadores de violência para seus jogadores. Outra visão atribuída aos jogos eletrônicos possuem (talvez a mais comum) é a de lazer e entretenimento.

No entanto, os jogos também possuem inúmeros benefícios para os seus usuários. Você sabe quais são? Veja abaixo:

1. Melhora na autocompreensão: Durante as histórias de alguns jogos, muitas vezes os jogadores acabam por descobrir coisas sobre si mesmos, avaliando o personagem no qual estão jogando.

2. Conhecer as reações de si mesmo e dos outros em relação a vitórias e derrotas: Muitas vezes, seja em modos multiplayers, ou até mesmo jogando solo, o jogador será posto em um confronto, podendo ganhar ou perder.

3. Aumento de atenção: Diversos jogos exigem atenção do jogador para poder conseguir avançar em missões.

4. Melhoria de memória: Jogos também necessitam de memória em alguns momentos, fazendo com que o player pratique isso.

5. Aumento de raciocínio lógico e capacidade de pensamento: a dinamicidade e desafios presente nos jogos fazem com que os jogadores desenvolvam tais capacidades.

6. Melhora da coordenação motora: Por haver necessidade de manuseio de uma ferramenta para jogabilidade (Celular, Controle, Teclado etc) o jogador acaba por melhorar sua agilidade manual.

7. Realização de coisas que são incapazes no mundo real: Alguns jogos simulam realidades fictícias, no qual o player pode fazer coisas inimagináveis com seu avatar ou personagem do game. Gerando no jogador uma sensação de alegria por conseguir.

8. Obtenção de conhecimento sobre assuntos como geografia, história: Os jogos eletrônicos algumas vezes têm suas histórias contadas no mundo real ou em anos passados, fazendo que você aprenda esses assuntos.

Os citados acima são os mais importantes, mas também há diversos outros benefícios. Portanto, se tornar/ser um jogar é muito benéfico para o ser humano

Jogos com função educativa

Com o avanço da tecnologia e das indústrias de jogos, um crossover entre educação e games se tornou possível. Um jogo, para ser útil no processo educacional, deve promover situações interessantes e desafiadoras para a resolução de problemas, permitindo aos aprendizes uma autoavaliação quanto aos seus desempenhos, além de fazer com que todos os jogadores participem ativamente de todas as etapas.

Confira a seguir alguns exemplos desses games:

1. Operação Abaporu: no caminho, o jogador irá investigar o roubo do famoso quadro de Tarsilla do Amaral. Durante a investigação, se aprende sobre história, geografia e cultura nacional. (Disponível em Android ou IOS).

2. Perguntados: o jogo consiste numa competição entre dois jogadores de perguntas e respostas, onde é possível jogar também com amigos. Durante o jogo, a inteligência artificial do game pergunta para um jogador, que quando acerta, ganha um ponto,se errar a vez é passada para o oponente. As perguntas são sorteadas através de uma roleta, que contém os seguintes temas: esportes, ciências, geografia, artes, entretenimento e história. (Disponível em Android ou IOS).

3. Minecraft: No universo de Minecraft, os jogadores exploram um mundo aberto tridimensional intencionalmente em blocos, pixelizado e gerado proceduralmente e dependendo do modo, podem combater inimigos controlados por computador. Apesar de não parecer, o jogo ajuda o usuário no desenvolvimento de uma aprendizagem conceitual ou da aprendizagem de conceitos matemáticos. (Disponível em Android, IOS, XBOX, PLAYSTATION E PC).

4.Word Whomp HD: O objetivo do Word Whomp HD é criar o maior número possível de palavras em inglês com as 6 letras fornecidas a cada rodada. As palavras precisam ter pelo menos 3 letras e não podem ser nomes próprios, contrações ou abreviações. (Disponível para PC). Todos os jogos mencionados acima, e a maioria que tem esse mesmo intuito, são onlines, precisando que você possua uma boa conexão de rede para poder usufruir 100 porcento dos recursos do game em questão.

Todos os jogos mencionados acima, e a maioria que tem esse mesmo intuito, são onlines, precisando que você possua uma boa conexão de rede para poder usufruir 100 porcento dos recursos do game em questão.

Com o plano TexGamer, você pode ser um gamer competitivo ou apenas jogar de vez em quando pra se distrair, com o TexGamer você pode o que quiser. Mais desempenho para suas partidas online: Sem lags, menor latência, ping baixo e estável e as melhores rotas gamings.

O plano conta com vantagens como:

• Link Dedicado parar games com 100% de download e upload

• Roteador otimizado

• baixa latência na conexão

• rotas diretas e prioritárias para servidores de jogo

Para mais informações sobre o Texgamer, acesse nosso site www.texnet.com.br/internet-gamer